Livro sobre PIBID Espanhol/UFSC
Acaba de ser lançado pelo Núcleo de Publicações do CED – NUP/CED (https://nup.ced.ufsc.br/2024/10/30/1002/) o livro Caminhos de Iniciação à Docência – os primeiros anos do projeto Espanhol/UFSC, das professoras Andréa Cesco e Juliana Cristina Faggion Bergmann.
A obra apresenta, divulga e registra ― enquanto memorial histórico-descritivo ― o trabalho desenvolvido e realizado pelos diferentes sujeitos do subprojeto de extensão PIBID-Espanhol (UFSC): alunos bolsistas, professoras supervisoras das escolas públicas parceiras e professoras coordenadoras, ao longo dos primeiros sete anos do subprojeto ― 2012 a 2019 ―, especialmente no âmbito do ensino e da extensão, sem deixar de transitar pela pesquisa, mantendo o tripé obrigatório e indissociável das universidades.
Organizado em sete partes, o livro resgata um pouco da história do PIBID na UFSC, em especial o subprojeto de Espanhol; abre espaço para depoimentos dos atores do processo, as escolas públicas parceiras e suas professoras supervisoras e os estudantes bolsistas de iniciação à docência (os ID); exibe a vasta relação de comunicações apresentadas em eventos, seja através de banners ou comunicações orais, como também a variada e profícua produção bibliográfica, publicada em formato de artigos, livros, capítulos de livros e resumos, entre outros.
A obra foi publicada em formato e-book e está disponível para acesso gratuito através do site do Núcleo ou pelo LINK.