Publicações

Algumas das publicações dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa, em especial livros, capítulos de livros, artigos e textos completos em anais de eventos (apenas aqueles publicados após a criação do Grupo de Pesquisa):

Escolhemos referenciar com nomes completos, para destacar nossas autoras!   😉

No Prelo__________________________________________________________________

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; CESCO, Andréa. Literatura em sala de aula: tradução pedagógica como espaço de práticas reflexivas e de aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada. (A1)

 

2024_____________________________________________________________________

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; GONZÁLEZ ARGÜELLO, Maria Vicenta. As práticas no ensino remoto: uma oportunidade para o desenvolvimento da competência digital docentePerspectiva[S. l.], v. 42, n. 1, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5007/2175-795X.2024.e93356. (A2)

2023_____________________________________________________________________

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; CESCO, Andréa. PIBID-Espanhol: Delineamento e consolidação de um projeto de formação. Em: OLIVEIRA, Leandra Cristina de; BUNN, Daniela; FARIAS, Priscila Fabiane (orgs). A Iniciação à Docência como espaço de lutas, trangressões e pluralidades: em foco, as línguas estrangeiras/adicionais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.

CESCO, Andrea; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. A tradução pedagógica no ensino de espanhol como língua estrangeira. Em: CANCELA JÚNIOR, Joaquim Martins; NASCIMENTO, Lilian Cristina Barata Pereira; PINTO, Antonio Sergio da Costa (org.) Estudos da Tradução: Caminhos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023. (Coleção Estudos da Tradução, v. 15) ISBN 978-65-5637-690-5

CESCO, Andrea; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. Radio virtual y radionovela en la enseñanza de lengua extranjera: propuestas pedagógicas en la modalidad a distancia (EAD). Em: MALTA, Gleiton (org.). Ensino de Tradução e de Línguas: reflexões e propostas didáticas. 1. ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2023. ISBN: 978-65-5637-747-6.

HARBE, Rafaella de Paula Tavares; BRITO, Luciana Ribeiro de; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. O ensino híbrido na literatura em tempos de pandemia. Educação: Teoria e Prática, v. 33, n. 66, p. e10[2023]. (A2)

POLICARPO, Kadhiny M. S.; NUNES, Gabriela M.; BERGMANN, Juliana C. F. Apps y enseñanza de lengua extranjera post pandemia: Una revisión sistemática. Infosur, [S. l.], n. 2, p. 167–189, 2023. DOI: 10.35305/rev.infosur.vi2.84.

2022_____________________________________________________________________

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; CESCO, Andrea; SILVA, Camila Moreno da. Movimentação no ensino do espanhol em escolas públicas de Florianópolis-SC (2003-2013-2020). Estudos Linguísticos e Literários (UFBA). Salvador, n. 74, p. 126-148, 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/ell.i74.47168. e-ISSN 2176-4794 (B1)

DUTRA, Eduardo de Oliveira; ALVAREZ, Isaphi Marlene Jardim; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. O projeto sobre o mapeamento da oferta de espanhol em escolas públicas do RS e de SC como um movimento de resistência. Em: CARVALHO, Tatiana Lourenço de; COSTA JUNIOR, José Veranildo Lopes da (org.) Ensino de espanhol no Brasil : histórias de resistências. Campinas, SP : Mercado de Letras, 2022. ISBN 978-85-7591-644-5

SANTOS, Juliana Evelyn dos; BERGMANN, Juliana C. F. Produção de podcasts – uma possibilidade de experiência prática nas aulas remotas de ciências durante a pandemiaRevista Brasileira em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. e-ISSN: 2965-0445

SI, Paola Luisa. Recursos Educacionais Abertos nas práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica. Revista de Ciências Humanas, v. 23, n. 2, 2022. ISSN 1981-9250 (A4)

2021_____________________________________________________________________

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; CESCO, Andréa. O PIBID/Espanhol: espaço de aproximação entre escola e futuros professores. PRAXIS & SABER, v.12, n.28, e10879, 2021. (A2)

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. Impresso ou digital: a escolha do professor de línguas estrangeiras na era digital. In: Graciela María Carbone; Jesús Rodríguez Rodríguez; Nilson Marcos Dias Garcia; Tânia Maria F. Braga Garcia. (Org.). Investigaciones sobre libros de texto y medios de enseñanza Contribuciones desde América Latina. 1ed. Curitiba – PR: Universidade Federal do Paraná/NPPD, 2021, v. 1, p. 331-342.

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; NUNES, Gabriela M. ; POLICARPO, Kadhiny. M. S.; FONSECA, Maria Paula C. Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais. PERSPECTIVA (UFSC), v. 39, p. 1-19, 2021. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030 (A2)

BERGMANN, Juliana C. F.; NUNES, Gabriela M. ; POLICARPO, Kadhiny. M. S.; FONSECA, Maria Paula C. Teacher’s training practical challenges for the use of applications as pedagogical resources. PERSPECTIVA (UFSC), v. 39, p. 1-19, 2021. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030 (A2)

CESCO, Andréa; ABES, Giles Jean; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. (Org.). História da Tradução: potências de um diálogo. 1ed.Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2021, v. 1, p. 128-156.

MACEDO, Cíntia Costa; LEMOS, Grayce; SANTOS, Juline Maria Fonseca Pereira dos; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. As Potencialidades do uso do smartphone para professores em Formação Inicial. Em: SILVA, Américo Junior Nunes da (Org.) Educação enquanto fenômeno social: democracia e emancipação humana 3 . Ponta Grossa – PR: Atena, 2021. p. 125-135. doi: : https://doi.org/10.22533/at.ed.49921161114

NUNES, Gabriela Marçal; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. Aplicativos para aprender línguas estrangeiras, qual escolher?. In: Graciela María Carbone; Jesús Rodríguez Rodríguez; Nilson Marcos Dias Garcia; Tânia Maria F. Braga Garcia. (Org.). Investigaciones sobre libros de texto y medios de enseñanza Contribuciones desde América Latina. 1ed. Curitiba – PR: Universidade Federal do Paraná/NPPD, 2021, v. 1, p. 319-330.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Pedagogias para tempos de pandemias e perplexidades. Da informação à sabedoria. Tradução: Juliana Cristina Faggion Bergmann, Revisão: Hildegard Susana Jung. – Itapetininga: Edições Hipótese, 2021. 105p

POLICARPO, Kadhiny.; BERGMANN, Juliana C. F. Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais: um mapeamento na educação formal. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e24923, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24923. (A1)

TÁVORA, B. ; CESCO, A. ; BERGMANN, J. C. F. La recepción de Quevedo en Brasil: la prensa brasileña y la traducción de sus obras. In: Cesco, Andréa; Abes, Giles Jean; Bergmann, Juliana Cristina Faggion. (Org.). História da Tradução: potências de um diálogo. 1ed.Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2021, v. 1, p. 128-156.

TEIXEIRA, Guilherme A. de M. e S.; LOPES, Ana Maria B.; BERGMANN, Juliana C. F. Análise do laboratório virtual de aprendizagem LabHidra.com aplicado ao ensino de hidráulica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. (B1)

Organizaçao do dossiê: APPrendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar. PERSPECTIVA (UFSC), v. 39, n.1, jan-mar. 2021. (A2)

2020_____________________________________________________________________

BERGMANN, J. C. F. Aplicativos móveis como recursos pedagógicos: Design e aprendizagem. H2D|Revista de Humanidades Digitais, v. 2, p. 1, 2020.

LINDÍN SORIANO, C.; ESTEBAN, M. B.; BERGMANN, J. C. F.; CASTELLS, N.; RIVERA VARGAS, P. (Orgs.) Llibre d’actes de la I Conferència Internacional de Recerca en Educació. Educació 2019: reptes, tendències i compromisos (4 i 5 de novembre de 2019, Universitat de Barcelona).. 1. ed. Albacete: LiberLibro, 2020. v. 1. 1113p

MEDEIROS, G. A. e S. de; BERGMANN, J. C. F.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. Práticas Pedagógicas com o desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos móveis por Estudantes da Educaçao Básica. TEXTURA – REVISTA DE EDUCAÇÃO E LETRAS, v. 22, n. 49, 2020.

NUNES, G. M. Sala de aula em mãos: breve análise de aplicativos de línguas estrangeiras. TREM DE LETRAS, v. 7, p. 01-17, 2020.

POLICARPO, K. M. S. ; NUNES, G. M. ; BERGMANN, J. C. F. Professores na era digital: elaboração de um curso de formação continuada sobre aplicativos móveis. LEIA ESCOLA, v. 20, p. 51-61, 2020.

2019_____________________________________________________________________

BERGMANN, J. C. F. Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Línguas Estrangeiras: um olhar a partir dos Estágios Supervisionados. Em: PORTO, Luana Teixeira; CADONÁ, Eliane; LÓPEZ, Marilú Camacho (org). Processos educativos, linguagens e tecnologías. Frederico Westphalen: URI Frederico Westph, 2019.

BERGMANN, J. C. F.; SBEGHEN, L. B. ; POLICARPO, K. M. S. ; FONSECA, M. P. C. ; NUNES, G. M. Formação Docente: o analógico e o digital em debate. REVISTA UFG (ONLINE), v. 19, p. 1-18, 2019.

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; CESCO, Andréa. Legendar para aprender língua estrangeira. CESCO, Andréa; ABES, Gilles; BERGMANN, Juliana CF (org.). Teoria e prática da tradução: lengendagem, HQ, textos técnicos e científicos. Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.

CESCO, A; ABES, G. J.; BERGMANN, J.C.F. (org.) Teoria e prática da tradução: legendagem, HQ, textos técnicos e científicos. (Coleção Transtextos). São Paulo : Rafael Copetti Editor, 2019, v.1. p.150.

CESCO, A.; ABES, G. J.; BERGMANN, J.C.F. (org.) Tradução Literária: Projetos e Práticas do Tradutor (Coleção Transtextos). São Paulo : Rafael Copetti Editor, 2019, v.1. p.150. E-book 

NUNES, G. M; BERGMANN, J. C. F. Elaboração de critérios de análise para Aplicativos de Línguas Estrangeiras como recursos didáticos ao ensino formal. REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE), v. 15, p. 70-78, 2019.

NUNES, G. M. ; BERGMANN, J. C. F. ; POLICARPO, K. M. S. ; KENNER, L. S. ; SBEGHEN, L. B.  Docência de Línguas Estrangeiras e os Desafios da Era Digital. In: OLIVEIRA, L. C. de; SANTURBANO, A. P. F.; SANTOS, B. C. M. dos; FERREIRA, C. P.; SOARES, N. G. (Org.). Língua, Literatura, Traduçao: pluralidades. (e-book gratuito) 1ed. Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 17-26.

2018_____________________________________________________________________

BERGMANN, J. C. F.; BEZERRA, M. G. Apropriação, Integração e Práxis das Tecnologias Digitais pelo Professor de Língua Estrangeira em Formação Continuada. REVELLI – Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 10, p. 19-35, 2018.

GARCIA, P. B. ; ROSA, M. D. ; BERGMANN, J. C. F. Reflexões sobre as práticas de observação dos estagiários em Letras-Espanhol na educação a distância. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. 223, p. 102-114, 2018.

HAUCK, J. C. R ; GRESSE VON WANGENHEIM, C. ; MEDEIROS, G. ; MISSFELDT FILHO, R. ; ALVES, NATHALIA DA CRUZ ; LAURENTINO, S. ; Vinícius Santos. Jovens tutores de programação: um relato de experiência. Revista Extensio, Florianópolis – Santa Catarina, p. 94 – 108, 24 ago. 2018.

MACEDO, C. C.; LEMOS, G.; SANTOS, J. M. F. P.; BERGMANN, J. C. F. Ubiquidade na palma da mão: as potencialidades do uso do smartphone para estudantes de Pedagogia. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. , v.24, p.s/p – 00, 2018.

MEDEIROS, G. A. e S. de; GRESSE VON WANGENHEIM, C. ; BERGMANN, J. C. F. Impacto na Aprendizagem Envolvendo o Desenvolvimento de Aplicativos na Educação Básica: um Mapeamento Sistemático da Literatura. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, n. 2, 2018.

MORAES, L. M. ; GONCALVES, B. S. ; BERGMANN, J. C. F. Recursos Educacionais Digitais para Estudantes Surdos: Uma Possível Classificação. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 22, p. 44-62, 2018.

POLICARPO, K. M. de S.; BERGMANN, J. C. F. Prof., posso usar o facebook?: experiência de integração de mídia sociais em classe. REVISTA ENTRELÍNGUAS. , v.4, p.31 – 42, 2018.

SBEGHEN, L. B.; BERGMANN, J. C. F.; CESCO, A. DUOLINGO no PIBID: Aplicativo como complemento à aprendizagem de língua espanhola. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 7, p. 217-233, 2018.

2017_____________________________________________________________________

CESCO, ANDRÉA; ABES, G. J.; BERGMANN, J. C. F. (org.) Tradução Literária: Projetos e Práticas do Tradutor (Coleção Transtextos). São Paulo : Rafael Copetti Editor, 2017, v.1. p.150.

BERGMANN, J. C. F.; CESCO, A. TDICs e Práticas de Línguas Estrangeiras: O Desafio da Apropriação por Professores em Formação Inicial. LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE), v. 18, p. 112-126, 2017.

BERGMANN, J. C. F.; FARIA, A. L.; COELHO, I. G.; BERNAL, P. S. V. Recursos Pedagógicos Inovadores para o Ensino de LE: o professor reflexivo (re)pensando sua prática In: Estudos Interdisciplinares de Língua, Literatura e Tradução.1 ed. Curitiba : CRV, 2017, v.1, p. 285-297.

BERGMANN, J. C. F.; FERREIRA, F. T. ; RAMOS, N. K. R. Professor Reflexivo em ação: a experiência das TDIC na prática do ensino de Línguas Estrangeiras. In: Roseli Zen Cerny; Edla Maria Faust Ramos; Elizandro Mauricio Brick; Alexandre dos Santos Oliveira; Mônica Rennenberg da Silva. (Org.). Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. 1ed.Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017, v. , p. 303-321

BERGMANN, J. C. F.; SILVA, M. Estágio Supervisionado I. Florianópolis : LLE – CCE – UFSC, 2017, v.1. p.133.

BERGMANN, J. C. F.; SILVA, M. Projeto UCA em Santa Catarina: Inclusão Digital na Escola e na Comunidade. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA). , v.13, p. Ahead of Print – , 2017.

CESCO, A.; ABES, G. J.; BERGMANN, J. C. FAs traduções para o inglês, francês e português de antonímias e sinonímias nos Sueños de Quevedo In: Tradução Literária: Projetos e Práticas do Tradutor.1 ed. São Paulo : Rafael Copetti Editor, 2017, v.1, p. 57-69.

2016_____________________________________________________________________

BERGMANN, J. C. F.; CESCO, A. TDICs em Sala de Aula de Línguas Estrangeiras: O Desafio da Apropriação por Professores em Formação Inicial. In: IV Congresso Internacional TIC na Educação 2016 Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, 2016, Lisboa/Portugal. Anais do IV Congresso Internacional TIC na Educação 2016 Tecnologias digitais e a Escola do Futuro. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. v. 1. p. 1425-1434.

BERGMANN, J. C. F.; GIRACCA, M. N. ; BEZERRA, B. S. ; NUNES, G. M. ; SANTOS, L. R. ; SILVA, A. P. C. O Ensino da Língua Espanhola: o aluno como sujeito ativo e construtor de seu conhecimento. In: Atilio Butturi Junior; Donesca Cristina Puntel Xhafaj; Leandra Cristina de Oliveira; Noêmia Soares Guimarães; Rosângela Pedralli. (Org.). Estruturalismos, pós-estruturalismos & outras discussões: a X Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 155-162.

CESCO, A. ; BERGMANN, J. C. F. Irineu Franco Perpétuo: Entrevista concedida a Andréa Cesco & Juliana Cristina Faggion Bergmann. In: Andréia Guerini; Marie-Hélène C. Torres; Walter Carlos Costa. (Org.). Vozes Tradutórias: 20 anos de Cadernos de Tradução. 1ed. Florianópolis/SC: DLLE/UFSC, 2016, v. 1, p. 235-240.

CESCO, A.; ABES, G. J.; BERGMANN, J. C. F. (Orgs.) Tradução Literária: veredas e desafios. 1. ed. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2016. v. 1. 133p

Da SILVA, M. Teacher Knowledge in English Language Teacher Education: Weaving its Meaning to Brazilian Applied Linguists. 1ª. ed. Alemanha: LAP Lamber Academic Publishing, 2016. v. 1. 222p.

2015_____________________________________________________________________

BERGMANN, J. C. F.; Da SILVA, M. Estágio Supervisionado II. 1. ed. Florianópolis: LLE – CCE – UFSC, 2015. v. 1. 136p.

BERGMANN, J. C. F.; CESCO, A. A Formação Autônoma de Futuros Professores de Línguas Estrangeiras através de Atividades Comunicativas. In: Vera Regina de Aquino Vieira; Paula Balbis Garcia; Morena Pereira Porto. (Org.). Múltiplos olhares sobre a educação a distância: letras espanhol EaD/UFSC. 1ed. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2015, v. 1, p. 37-60.

CESCO, A. ; VILAROUCA, C. G. ; BERGMANN, J. C. F. Literatura e Ensino III. 1. ed. Florianópolis/SC: CCE/UFSC, 2015. v. 1.

CESCO, A. ; BERGMANN, J. C. F. ; VALENTE, C. ; SOUZA, C. M. B. N. Literatura e Ensino. In: Atilio Butturi Junior; Celdon Fritzen; Jair Zandoná; Leandra Cristina de Oliveira; Silvana de Gaspari. (Org.). Semana Acadêmica de Letras da UFSC: debates e reflexões. 1ed.São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2015, v. 1, p. 132-140.

Da SILVA, M.; KNOLL, L. M. G. . O Pensamento Sistêmico na (Trans)Formação do Profissional de Secretariado em Empreendedor. In: Cibele Barsalini Martins; Bete D’Elia. (Org.). Modelos de Gestão no Contexto do Profissional de Secretariado. 1ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2015, v. 1, p. 183-213.

MOSER. R.D.C.; BACK, M. B. Educando com a natureza para mudar o olhar e encantar a alma. In: Projeto Verde é Vida, 2015, Santa Cruz do Sul – RS. 13 ANO AMBIENTAL AFUBRA – PROGRAMA DE AÇÃO SÓCIOAMBIENTAL DA AFUBRA, 2015.

2014_____________________________________________________________________

BERGMANN, J. C. F.; CESCO, A. A diminuição da oferta do ensino da língua espanhola no estado de Santa Catarina: e a Lei nº 11.161, onde está?. In: Adir Valdemar Garcia; Adriana D’Agostini. (Org.). Reflexões sobre a formação de professores e o Pibid-UFSC. 1ªed. Tubarão – SC: Copiart, 2014, v. 1, p. 37-59.

LUCENA, M. I. P. ; SILVA, M. da ; BAZZO, V. L. Se não pudermos fazer o melhor aqui, não poderemos fazê-lo em nenhum outro lugar – Memórias de professores-formadores sobre o estágio curricular desenvolvido no CA/UFSC na última década. In: DIAS, M. de F. S.; RODRIGUES, N. C.; SILVEIRA, M. da; LUCENA, M. I. P.; BAZZO, V. L. (Org.). História, Memórias e Práticas Escolares. 1ªed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014, v. 01, p. 124-144.

OLIVEIRA, M. M. ; CANDIDO, K. S. ; BERGMANN, J. C. F. ; ALMEIDA, M. S. Potencialidades, possibilidades e desafios no uso dos laptops educacionais no Brasil. In: III TICEDUCA – III Congresso Internacional de TIC e Educação, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online – Atas do III Congresso Internacional das TIC em Educação. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2014. v. 1. p. 215-220.

OLIVEIRA, M. M. ; CANDIDO, K. S. ; BERGMANN, J. C. F . Os Objetivos de Aprendizagem como possibilidade de (re) construção de conhecimento e de exercício da autonomia na aprendizagem dos estudantes. In: III TICEDUCA – III Congresso Internacional de TIC e Educação, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online – Atas do III Congresso Internacional das TIC em Educação. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2014. v. 1. p. 379-384.

ZOTTI, S. A. ; MARCHI, I. ; CLEBSCH, A. B. ; MOSER. R.D.C. ; MARIN, A. ; BOCHECO, O. ; MACEDO, M. C. . Formação continuada de professores de ciências naturais e exatas: uma experiência pautada na prática reflexiva. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 1, p. 91-96, 2014.

2013_____________________________________________________________________

BERGMANN, J. C. F.; BARBOSA, I. B. . Criação e Desenvolvimento de Materiais para a EaD: uma construção coletiva. In: BERGMANN, J.C.F. & GRANÉ, M.. (Org.). La Universidad en la Nube. A universidade na Nuvem. 1ed.Barcelona: Publicacions i Edicions de la Universitat de Barcelona, 2013, v. 1, p. 71-88.

BERGMANN, J. C. F.; GRANÉ, M. (Org.) . La Universidad en la Nube / A Universidade na Nuvem. 1. ed. Barcelona: Publicacions i Edicions de la Universitat de Barcelona, 2013. v. 1.

BERGMANN, J. C. F. ; OLIVEIRA, S. ; OLIVEIRA, M. M. Reflexão sobre alguns desafios da inserção de laptops educacionais em Contexto Escolar. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 11, p. 1, 2013.

BERGMANN, J. C. F. ; SILVA, M. da . O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 13, p. 999-1020, 2013.

CESCO, A. ; BERGMANN, J. C. F. . A diminuição da oferta do ensino da língua espanhola no Estado de Santa Catarina: e a lei 11.161, onde está?. In: XV Congreso Brasileño de Profesores de Español – enseñanza de español en Brasil: nuevos horizontes, 2014, Recife – PE. Actas del XV Congreso Brasileño de Profesores de Español – enseñanza de español en Brasil: nuevos horizontes. Recife – PE: Editora da UFPE, 2013. v. 1. p. 71-80.

CERNY, R. Z. ; BERGMANN, J. C. F. ;  LAPA, A. B. Docência Coletiva na EaD. In: 10a JORNATEC – Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional, 2013, Florianópolis. Anais da 10a Jornatec. florianopolis: Fecomércio SC / SENAC / SESC, 2013. v. 1. p. 125-132.

FERRO, J. ; BERGMANN, J. C. F. Produção e Avaliação de Materiais Didáticos em Língua Materna e Estrangeira. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2013. v. 1. 144p .

MIRANDA, C. H. ; CARDOSO, P.S. ; Da SILVA, M. Você aprende inglês na escola?? Daquele jeito, né??: Percepções sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira na escola pública. Fórum Linguistico (Online), v. 10, p. 307-323, 2013.

BERGMANN, J. C. F. Lo que motiva al profesor motiva también al alumno? La lectura en la clase de ELE. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Niterói. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Língua e Ensino 2. Rio de Janeiro: APEERJ, 2013. v. 2. p. 297-306.

2012_____________________________________________________________________

Da SILVA, M. ; DELLAGNELLO, A. K. ; CORREA, R. D. ; BERGMANN, J.C.F. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Sala de Língua Estrangeira. Estágio Supervisionado II – Inglês. 1ed. Florianópolis: UFSC, 2012, v. 1, p. 103-

SILVA, L. ; FARIAS, P.F. ; Da SILVA, M. O ensino de inglês na era da internet: reflexões sobre o uso da tecnologia em sala de aula durante o estágio supervisionado. In: X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. Anais do X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012. p. 01-14.