Pesquisas Finalizadas

PESQUISAS_________________________________________

 

A TRADUÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

2022 – 2023

Assim, esse projeto visa refletir e discutir sobre o uso de atividades pedagógicas envolvendo a tradução literária em diferentes gêneros textuais: microcontos, contos e crônicas, por exemplo, assim como literatura infantil e infanto-juvenil, no desenvolvimento da competência linguística em espanhol como língua estrangeira (ELE)

Participantes:
Profa. Dra. Andréa Cesco (LLE/CCE)
Profa. Dra. Juliana Cristina Faggion Bergmann (MEN/CED)

PIBIC__________________________________
Bolsistas PIBIC:
Anieli Cires e Juliana Emilia Alberti Sirtori (volunt.)
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC 2023: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249701

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS: DESAFIOS NA ERA DIGITAL

2018 – 2022

Essa pesquisa chapéu é a continuação dos estudos desenvolvidos dentro da pesquisa “Recursos Pedagógicos: Novos Formatos, Novos Desafios” e tem como principal objetivo conhecer, avaliar e repensar o uso dos recursos pedagógicos na educação atual, imersa em uma era digital, considerando os novos desafios trazidos pela transformação natural da educação e dos recursos pedagógicos que nela se constituem.

Objetivos Específicos:
– Conhecer as práticas de uso de recursos pedagógicos em sala de aula através de relatos de experiências de atividades desenvolvidas em âmbito escolar.
– Analisar em que medida essas práticas trazem recursos inovadores e usam-se de recursos pedagógicos novos

Participantes:
Profa. Dra. Juliana Cristina Faggion Bergmann (MEN/CED) – Coordenadora
Pesquisadores do grupo de Pesquisa Tema Didático

 

MAPEAMENTO SOBRE O ENSINO DO ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL E DE SANTA CATARINA

2019 – 2021

Essa pesquisa tem como principal objetivo Investigar a situação a respeito do ensino do espanhol e do perfil de professores dessa língua estrangeira em municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, analisando sua presença nas escolas em diferentes momentos após a promulgação da lei 11.161, de 2005.

Objetivos Específicos:

– Ampliar estudo anterior (BERGMANN; CESCO, 2014), por meio de controle de maior número de fatores relacionados à oferta do espanhol e ao perfil de professores dessa LE;
-Mapear a oferta de língua espanhola nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, através de aplicação de questionário;
-Estabelecer o perfil de professores de espanhol, por meio de questionário;
-Estreitar relação inter-institucional com a co-irmã Universidade Federal de Santa Catarina;
-Refletir sobre a formação de professores de língua espanhola para a Educação Básica;
-Fomentar ações que resultem em  políticas linguísticas dirigidas aos contextos sob estudo.

Participantes:
UFSC:
Profa. Dra. Andréa Cesco (LLE/CCE) – Coordenadora UFSC
Profa. Dra. Juliana Cristina Faggion Bergmann (MEN/CED)
Pesquisadores do grupo de Pesquisa Tema Didático Paulo Henrique da Silveira e Rafael da Silva
UNIPAMPA:
Profa. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra – Coordenador UNIPAMPA
Profa. Dra. Isaphi Marlene Jardim Alvarez
Profa. Dra. Vera Lúcia Duarte Ferreira
Profa. Dr. Fernando Dias

 

PRÁTICAS E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: UM OLHAR PARA AS LETRAS LATINAS MODERNAS

2020 – 2022

Em meio à pandemia de coronavírus, as comunidades escolares de todo o mundo precisaram recorrer à tecnologia para dar continuidade ao ano letivo. No entanto, nem todos os docentes e discentes estavam preparados para tal metodologia de ensino. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar a relação do docente com o ambiente virtual de ensino. Para tal, serão utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados como, questionário objetivo, questionário de intensidade, entrevista com os docentes e, por fim, como o ambiente virtual está estruturado. As respostas serão analisadas e compiladas em gráficos, tabelas e relatórios.

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é analisar as diferentes formas como os docentes estão trabalhando com o ensino remoto, frente à pandemia de coronavírus; com a finalidade de verificar as principais carências atuais e pontos de melhoria necessários para promover um processo de ensino de qualidadeO objetivo deste trabalho é analisar as diferentes formas como os docentes estão trabalhando com o ensino remoto, frente à pandemia de coronavírus; com a finalidade de verificar as principais carências atuais e pontos de melhoria necessários para promover um processo de ensino de qualidade

Participantes:
Profª Drª Juliana Cristina Faggion Bergmann (Coord.)
2020/2021 –
Guilherme Augusto de Matheucci e Silva Teixeira – doutorando
Paulo Henrique da Silveira – graduando

PIBIC__________________________________

2021/2022 –
Bolsista PIBIC: Manuella Pozenato Gomes
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC 2022: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239701

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS: NOVOS FORMATOS, NOVOS DESAFIOS

2015 – 2018

Essa pesquisa chapéu tem como principal objetivo conhecer, avaliar e repensar novos formatos de recursos pedagógicos, em especial para o ensino de línguas estrangeiras, mas não necessariamente limitando-se a esse, considerando os novos desafios trazidos pela transformação natural da educação e dos recursos pedagógicos que nela se constituem.

Objetivos Específicos:
– Conhecer as práticas de uso de recursos pedagógicos em sala de aula através de relatos de experiências de atividades desenvolvidas em âmbito escolar.
– Analisar em que medida essas práticas trazem recursos inovadores e usam-se de recursos pedagógicos novos

Participantes:
Profa. Dra. Juliana Cristina Faggion Bergmann (MEN/CED) – Coordenadora
Profa. Dra. Janete Elenice Jorge (PMF)
Ms. Marcelo D’Aquino Rosa (UNICAMP)