Teses e Dissertações

DISSERTAÇÕES______________________________________

2023

TítuloRecursos educacionais abertos nas práticas pedagógicas dos professores municipais da educação infantil da cidade de Araquari/SC
Mestranda: Paola Luisa Si
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
A presente pesquisa versa sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA), em que se pretendeu responder a seguinte problemática: Quais os critérios de seleção de que o professor faz uso na busca por um recurso educacional digital para aplicar em sua prática pedagógica? Ele conhece um REA e observa as licenças de uso desse material? Além disso, essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, em que houve a participação de 88 professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Araquari/SC. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado e semiestruturado, com 24 perguntas fechadas de múltiplas escolhas e 3 perguntas abertas (facultativas), para que o professor se expressasse de maneira pessoal sobre suas vivências e percepções. O questionário foi aplicado de forma online, através do aplicativo Google Forms e a participação aconteceu de forma anônima e voluntária. Também, foram realizadas entrevistas com 3 professores que se interessaram em contribuir com suas experiências. Os resultados indicam que os professores têm pouco conhecimento sobre os REA e não observam as licenças de uso dos materiais e dos recursos digitais ao fazerem a seleção para suas práticas pedagógicas. A pesquisa evidencia os desafios relacionados aos REA na Educação Básica, com foco especial na educação infantil. Esses desafios incluem a falta de conhecimento por parte dos professores sobre o tema, a necessidade de uma formação docente adequada e a criação de políticas públicas eficientes que incentivem o uso e o compartilhamento de REA. Contornar esses obstáculos é fundamental para garantir uma busca contínua por uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.

2021

TítuloCuradoria de materiais digitais por professores do ensino médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19  
Mestranda: Juliana Evelyn dos Santos
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
Em um mundo com excesso de informações propagadas agilmente pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, faz-se cada vez mais necessário que os/as usuários/as tenham a habilidade de selecionar, interpretar e alinhavar as informações que chegam até eles/as, de modo que não só façam sentido, mas que também se evite que o excesso de informações se transforme em dispersão. E, no contexto da educação, essa habilidade é ainda mais essencial, especialmente quando os/as docentes precisaram adaptar abruptamente seus cotidianos escolares ao ensino remoto emergencial provocado pela necessidade de isolamento social para mitigar a propagação da Covid-19. Sendo assim, esta pesquisa buscou investigar diferentes conceitos relacionados a curadoria de materiais digitais no contexto educacional e a influência dos algoritmos dos mecanismos de busca e técnicas de SEO na elaboração de aulas, bem como coletar dados e narrativas sobre essas práticas por professores/as do Ensino Médio brasileiros durante no contexto pandêmico de 2020 e, assim, compreender quais foram os principais fatores que contribuíram ou limitaram o uso de recursos digitais no ensino remoto emergencial. Para isso, realizamos duas partes empíricas, utilizando como ferramentas investigativas um questionário autoaplicado e entrevistas semiestruturadas através de webconferência com professores/as voluntários. Foram obtidas respostas de cento e treze professores/as de diferentes estados brasileiros e, dessa amostra alguns/as foram selecionados/as para a segunda etapa empírica da pesquisa, resultando em cinco entrevistas com professores/as de escolas públicas estaduais de Santa Catarina. A partir dessas etapas, foi possível perceber que os/as docentes encontraram várias dificuldades para inserir de maneira efetiva a prática da curadoria em seus planejamentos e práticas, pelos mais diversos motivos, passando pelas dificuldades geradas pelos impactos da pandemia de coronavírus até a falta de critérios para a busca, seleção, catalogação e uso de materiais digitais por esses/as professores/as.

2020

TítuloColmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
Mestranda: Gabriela Marçal Nunes
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
Aprender uma língua estrangeira tornou-se uma demanda necessária àqueles que pretendem ampliar as informações e estreitar contatos com novas culturas. A era digital permite que essa aprendizagem aconteça de diversas formas, e uma delas é através de smartphones, com o auxílio de aplicativos de aprendizagem de línguas estrangeiras. Além de desempenharem o acesso ao ensino não-formal de línguas, os aplicativos podem se converter em auxiliadores no processo de aprendizagem de LE no ensino formal, visto que as demandas e habilidades a serem trabalhadas em uma aula de línguas geralmente não são supridas no tempo regular. Entretanto, professores enfrentam grandes desafios ao se depararem com as novas demandas exigidas pela era digital, pois, de acordo com Kenski (2013) além de terem uma carga exaustiva de trabalho, planejam e executam suas funções de forma solitária. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo aprimorar uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras, considerando as características, propósitos e funcionalidades dos aplicativos como ferramentas de apoio às aulas regulares de línguas estrangeiras de modo que auxilie professores na escolha do aplicativo mais adequado. Para tanto, fez-se uma análise crítica de uma ficha de análise de apps (NUNES, 2017) elaborada pela mesma autora, que permitiu que fossem levantadas questões a serem melhoradas, além de uma revisão sistemática em busca de pesquisas cujos estudos são baseados em elaboração de critérios de análise de aplicativos de LE. Após todo o processo de desenvolvimento da plataforma, elaborou-se um questionário a fim de avaliar o site Colmeia de Apps, respondido por 43 professores de línguas estrangeiras. Como resultado, houve mudanças significativas desde a interface do site até o conteúdo do questionário de análise e a apresentação dos resultados.

Título:  ¡Proyectemos!: um diálogo entre livros didáticos e aplicativo móvel nas aulas de língua espanhola
Mestranda: Kadhiny Mendonça de Souza Policarpo
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
Com o crescimento exponencial da utilização de smartphones, quando conectados à internet, é possível ter acesso e fazer a descarga (download) de uma grande quantidade de softwares, chamados de aplicativos ou Apps, de uma forma fácil e rápida. Isso contribuiu para a popularização dos Apps na realização de inúmeras atividades e para diversas finalidades. Dentro das plataformas virtuais de descarga de aplicativos, uma das categorias mais acessadas é a ?educacional?, e dentro dela, os aplicativos que mais se destacam são aqueles com a proposta de ensino de língua estrangeira. Porém, quando falamos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira no ensino formal, a utilização desses recursos digitais é deixada de lado, e, na grande maioria dos casos, o único e principal material é o livro didático. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal propor um aplicativo denominado de ¡Proyectemos! para as aulas de língua espanhola do primeiro ano do ensino médio, para ser utilizado como recurso pedagógico digital. Esse recurso associado aos livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) tem como principal objetivo potencializar algumas habilidades comunicativas que apenas com o uso do livro didático não podem ser alcançadas, de maneira que ambos possam dialogar e se complementar.

2019

Título:  Práticas Pedagógicas com o Desenvolvimento de Aplicativos: Dispositivos Móveis e Aprendizagem Significativa para o Ensino Fundamental
Mestranda: Giselle Araújo e Silva de Medeiros
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
Na era digital, o desenvolvimento das mídias digitais vem ampliando o acesso a informações e a partir das multifuncionalidades por meio dos dispositivos móveis, que redefinem os limites de espaço e tempo, multiplicaram-se as possibilidades de uso de tecnologias. As crianças que nasceram na era digital, a partir da abundância de informações e por conta das facilidades em acessá-las, têm consumido mais tecnologia do que a desenvolvido, sendo este consumo muitas vezes passivo e nem sempre revertido em conhecimento adquirido. Neste cenário, o papel da escola se redefine, com o surgimento de inúmeras possibilidades de se planejar práticas pedagógicas que ampliem a construção de conhecimentos de estudantes, de forma crítica e criativa, por meio das mídias digitais. Nesta perspectiva, o ensino de computação, por meio de ambientes de programação em blocos, tem-se apresentado como uma alternativa para o desenvolvimento do pensamento computacional, permitindo ao aluno uma posição de protagonista e produtor de seu conhecimento, ao invés de apenas consumidor de tecnologias. O ensino do pensamento computacional envolve outras competências fundamentais de aprendizagem, que não se restringem apenas à computação, e que precisam de mais pesquisas, especialmente de forma integrada no âmbito escolar. Assim, esta pesquisa se propõe a contribuir com o campo, investigando os impactos de práticas pedagógicas com alunos do Ensino Fundamental desenvolvendo aplicativos para smartphones. Para isso, esta pesquisa segue uma metodologia quase-experimental, iniciada com uma pesquisa bibliográfica, levantamento sistemático do estado da arte e uma aplicação de práticas pedagógicas em uma escola em Florianópolis/SC. Em paralelo à aplicação, foram coletados dados do campo, tanto por meio de questionários quanto de observações, mesclando-se, portanto, uma análise de dados colhidos de maneira quantitativa e qualitativa. Tal abordagem é significativa no contexto desta pesquisa, em especial por se tratar de alunos do Ensino Fundamental. Porém, constatou-se que não foi possível evidenciar estatisticamente uma diferença quanto à aprendizagem significativa e de competências nos grupos. Por outro lado, com base nas observações e registros, o grupo experimental demonstrou mais engajamento, podendo-se afirmar que o desenvolvimento de aplicativos no Ensino Fundamental é viável e que, aliado à resolução de problemas reais, gera mais motivação, sendo ainda necessária a ampliação de elementos para discussão sobre seu reflexo nas práticas pedagógicas significativas. Em conclusão, pode-se afirmar que o desenvolvimento de aplicativos pode ser introduzido de forma positiva com alunos do Ensino Fundamental, a partir do ambiente de programação em blocos, sendo mais uma opção de recurso didático digital na escola, podendo contribuir no desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI.

2018

TítuloO Designer Instrucional e o Designer Educacional no Brasil: identidade e prática em uma visão educacional
Mestranda: Cíntia Costa Macedo
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
Na modalidade da Educação a Distância atuam diferentes perfis de profissionais e especialistas para o desenvolvimento dos cursos e materiais didáticos. O designer instrucional e o designer educacional são alguns desses especialistas e sua atuação objetiva o tratamento desses conteúdos didáticos, na linguagem e contexto das especificidades da virtualidade, para serem compreendidos e assimilados. No entanto, observa-se que esse profissional está em busca de sua identidade. Nota-se que nos distintos campos profissionais existem tanto o designer instrucional como o designer educacional sem uma definição clara acerca de seu perfil e atividades desempenhadas. Diante disso, esta pesquisa tem o intuito de investigar, a partir da história, da linguística e das teorias que circundam a prática desse profissional, suas características conceituais e práticas, a fim de identificar ao final do estudo como os campos profissionais de desenvolvimento de projetos de educação a distância compreendem esse profissional. Para atender a esse objetivo, a pesquisa classifica-se como científica etnográfica, trabalhada segundo uma abordagem exploratório-descritiva. Para a coleta e a análise de dados, propõe-se a técnica de métodos mistos, empregando-se práticas de pesquisa quantitativa e qualitativa.
Palavras-chave: designer instrucional, designer educacional, Educação a Distância.

TítuloTecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA
Mestranda: Tainá Revelles Vital
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
A sociedade de rede e a necessidade de novas instituições que exerçam o controle humano das tecnologias nos fazem refletir a respeito da importância da emancipação do sujeito crítico, capaz de dominar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e se apropriar delas, visando à transformação social. Esse empoderamento precisa existir também aos excluídos digitais, ou sociais, para que eles possam fazer parte das relações construídas em rede não apenas enquanto consumidor de informação, mas também como produtor de conhecimento. O lugar em que essa mudança de concepção de conhecimento deve ocorrer é na escola, com o financiamento de políticas públicas que garantam infraestrutura e formação – aos docentes e alunos – relativa às possibilidades de exploração e uso dessa tecnologia enquanto ferramenta pedagógica, objeto de estudo e meio de expressão para transformação do contexto dessa escola. Essa foi a perspectiva crítica que nessa pesquisa sintetizamos no termo formação apropriativa. Diante disso, foi realizada uma investigação sobre a presença das tecnologias digitais de informação e comunicação na cultura escolar sob a seguinte hipótese: se a entrada das TDIC nas escolas não vem associada com uma formação apropriativa, isso é – para o uso das TDIC enquanto ferramenta, meio de expressão e objeto de estudo – então ela poderia não se integrar à cultura escolar, perdendo-se na obsolescência do equipamento. O ponto de partida foi um estudo de caso das escolas que receberam o Projeto Um Computador por Aluno no Estado de Santa Catarina (Projeto UCA/SC), uma vez que essas escolas receberam dispositivos para todos os alunos com o intuito de serem usados em um contexto 1:1 e também formação continuada para os professores. No estado de Santa Catarina, essa formação teve dois anos, um a mais do que o previsto pelo Projeto UCA. O desenvolvimento de um segundo ciclo surgiu da demanda dos docentes das escolas participantes junto à equipe de formação, que elaborou esse novo conteúdo. Em SC, 12 escolas participaram do Projeto, sendo que 10 delas participaram de toda a formação. Dessas 10 escolas, oito fizeram parte desta pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das escolas, uma vez que eles respondem tanto pela instituição, como também são a ponte de todos os membros que compõem a comunidade escolar. Através dos eixos ‘estrutura básica para as TDIC na escola’ e ‘formação apropriativa’, foi criado um panorama a respeito das TDIC na cultura escolar para avaliação da hipótese.
Palavras-chave: Políticas Públicas. UCA. Educação. laptop educacional. TDIC. Tecnologias digitais. Cultura escolar.

TítuloConvergências para o Diálogo Educativo: Transposição Didática e Atuais Recursos Pedagógicos, uma análise na Pedagogia Montessori
Mestranda: Ana Maria Bosse
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
O Sistema Montessori de Educação, fundamentado pela médica e educadora italiana, Maria Montessori (1870-1952), ocupou papel de destaque no contexto da Escola Nova, no início do século XX. Concebeu um novo paradigma de escola baseado na educação integral, nos princípios da liberdade, da autonomia, da individualidade e de educação centralizada na criança. Está alicerçado na autoeducação, na autodisciplina, e o ambiente preparado para atender as necessidades e possibilitar o desenvolvimento de cada aprendiz ocupa importante posição. Porém, destacamos que na lacuna deste tempo, dos primórdios do século XX às primeiras décadas do século XXI, constatamos inúmeras transformações culturais e sociais ocorridas em todo o planeta, em diferentes contextos, como o social, físico, político, econômico, científico ou tecnológico. Consequentemente, diante deste novo panorama social, de uma nova paisagem informacional e comunicacional, as dimensões educativas da sociedade se alteram e permeiam nossa vida nos mais distintos segmentos. Neste híbrido, a principal atividade dos seres humanos tem relação com a conquista, processamento, análise e a recriação da informação, assim novas e distintas estruturas de interações, de comunicação, de apropriação de conhecimentos, de desejos e necessidades são criadas a partir da relação com as tecnologias de informação e comunicação. Este cenário requer novas formas de gerenciar socialmente o conhecimento, de ensinar e aprender; e dentre os desafios da era digital, encontra-se também o de pensar uma nova racionalidade para a escola. Deste modo, ao considerar as potencialidades e a permanência do Sistema Montessori, esta dissertação averiguou as possibilidades de uma metodologia de ensino transcender temporalmente e renovar-se para a era digital sem perder a sua essência. Ancorados na pesquisa sobre os fundamentos do Sistema Montessori e os recursos pedagógicos – ao conceber que estes abrangem o todo que auxilia a aprendizagem e intermediam os processos que são intencionalmente organizados por professores dentro ou fora da escola, averiguamos os elementos que favorecem a prática educativa na era digital. Com este fim, revisitamos as ideias originais da educadora e da educação no seu tempo histórico e cultural e refletimos sobre os princípios que ainda se fazem atuais e presentes nas escolas e integram os elementos desta cultura da era digital que não estavam presentes na época da sua fundamentação. Este trabalho incluiu uma pesquisa qualitativa de estudo de bibliográfico e de análise de categorias. O aporte teórico parte das referências de autores da contemporaneidade como Coll & Monereo (2010), Martín-Barbero (2014), Pérez Gómez (2015), Santaella (2013) e Serres (2013); Röhrs (2010), Lillard (2017), entre outros contemplaram o Sistema Montessori.
Palavras-chave: Sistema Montessori. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Competências. Recursos Pedagógicos. Prática Educacional.

TCC_______________________________________________

2019

TítuloMapeamento de la gamificación analógica aplicada al español como lengua extranjera en Brasil
Orientanda: Luana Bottcher Sbeghen
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Bacharelado em Letras Espanhol/UFSC
Resumo: El avance de la tecnología alteró la cognición y las formas de aprendizaje del estudiante del siglo XXI, creando nuevas particularidades cognitivas y, consecuentemente, trayendo nuevas posibilidades pedagógicas. En ese sentido, los juegos, inicialmente utilizados para el ocio, comenzaron a ser vistos como potenciadores de aprendizajes en diversas áreas del conocimiento por su diseño interactivo y su capacidad para activar la hiperatención (ALVES, 2015; FARDO, 2013, LEFFA, 2014; LORENZONI, 2016; MCGONIGAL, 2012; GEE, 2009). Dicho eso, se buscó  investigar cómo y cuántas son las prácticas gamificadas analogicamente que están siendo aplicadas en la enseñanza del español como LE en Brasil, a través de una metodología de revisión bibliográfica cualitativa y cuantitativa con búsqueda por operadores booleanos. Los resultados fueron cuatro artículos sobre el asunto y otros 133 que plantean en su forma digital. Luego, esa metodología está creciendo en Brasil pero, por ser experimental y exigir tiempo de elaboración, puede no estar siendo aplicada mucho por la grande carga laboral en la cual se insere el profesor de español en Brasil. Como consideración final, se lleva esa investigación como base para la formulación de un proyecto de elaboración de materiales gamificados para posterior aplicación por parte de los profesores de la red de enseñanza.

2017

Título:  Aplicaciones para el Aprendizaje de Lenguas Extranjeras: Propuesta de Adaptación de un Instrumento de Análisis
Orientanda: Gabriela Marçal Nunes
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Bacharelado em Letras Espanhol/UFSC
Resumo:
El desarrollo de los dispositivos móviles y el avance tecnológico han traído inúmeros cambios, afectando directamente la vida de los individuos. De esa manera, cada vez más surgen aplicaciones con el objetivo de desarrollar inúmeras actividades, entre ellas, educativas, volviendo los aparatos y las aplicaciones recursos pedagógicos potencialmente importantes. Se han invertido mucho en estos recursos, y varias son las aplicaciones desarrolladas para el aprendizaje de idiomas. Aprender una lengua no es más desarrollar a penas la competencia lingüística, sino también, e principalmente, desarrollar la competencia comunicativa (HYMES, 1972). Pensando en esto, se hizo una adaptación de la Ficha de Análisis de Apps para niños de 0-8 años, de Crescenzi & Grané (2016) con el objetivo de crear un instrumento que pueda analizar el desarrollo de la competencia comunicativa en las Apps de lenguas extranjeras.
Palabras-clave: Análisis de Apps, Aplicaciones de LE, Aprendizajes Móviles.