Pesquisas em Andamento
PESQUISA:
CURADORIA E RECURSOS EDUCACIONAIS: DESAFIOS DO PROFESSOR NA ERA DIGITAL
2022 – 2025
Essa pesquisa é a continuação de estudos anteriormente desenvolvidos e tem como principal objetivo investigar o processo de seleção, avaliação e desenvolvimento de recursos educacionais digitais pelos professores, considerando os novos desafios trazidos pela transformação natural da educação e dos recursos pedagógicos que nela se constituem em uma era digital. Para isso, será feita uma análise do uso atual de recursos pedagógicos em diferentes campos de práticas de ensino, seja no âmbito da formação inicial, seja no âmbito da formação continuada de professores de ensino regular da educação básica, mais precisamente no que concerne as tecnologias digitais, os recursos pedagógicos para a sala de aula e o uso da tradução como recurso pedagógico (tradução pedagógica). Com um caráter essencialmente qualitativo, por vezes de fundamentação teórica e revisão de literatura e por outras de pesquisa empírica, o corpus a ser analisado será composto por relatos reflexivos de professores em formação inicial ou continuada, publicados e/ou publicizados em meios eletrônicos ou documentos oficiais, como relatórios, por exemplo, assim como por observações qualitativas da prática, participativas ou não, no âmbito escolar. Em todos estes contextos, serão verificados os usos de recursos pedagógicos em situação real de sala de aula, considerando a reflexão-crítica de seus autores, seus objetivos no momento de elaboração e proposição de tais recursos, assim como suas análises acerca da aplicação dos mesmos e seu resultado final, de êxito ou falha das proposições.
Participantes:
Profa. Dra. Juliana Cristina Faggion Bergmann (MEN/CED) – Coordenadora
Pesquisadores do grupo de Pesquisa Tema Didático
A TRADUÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
2022 – 2023
Assim, esse projeto visa refletir e discutir sobre o uso de atividades pedagógicas envolvendo a tradução literária em diferentes gêneros textuais: microcontos, contos e crônicas, por exemplo, assim como literatura infantil e infanto-juvenil, no desenvolvimento da competência linguística em espanhol como língua estrangeira (ELE)
Participantes:
Profa. Dra. Juliana Cristina Faggion Bergmann (MEN/CED)
Profa. Dra. Andréa Cesco (LLE/CCE)
Bolsistas PIBIC:
Anieli Cires
Juliana Sirtori
TESES:
2023 – 2026
Título: (Prov.)
Doutoranda: Juliana Evelyn dos Santos
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
Título: (Prov.)
Doutoranda: Lucélia dos Reis Santos Soares
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
2022 – 2025
Título: (Prov.)
Doutoranda: Gabriela Marçal Nunes
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
Título: (Prov.)
Doutoranda: Kadhiny Mendonça de Souza Policarpo
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
DISSERTAÇÕES:
2022 – 2024
Título: (Prov.)
Mestranda: Shirlei Kricinski
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
Título: (Prov.)
Mestrando: Telmo Clos Ambrosini
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
2021 – 2023
Título: (Prov.)
Mestranda: Paola Luisa Si
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: Pós-Graduação em Educação/UFSC
Resumo:
TCC/PIBIC:
Título: (Prov.)
Mestranda: Juliana Emilia Alberti Sirtori
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
Programa: PIBIC
Resumo: