Minicurso SEPEX “Migrações climáticas e o papel da língua como acolhimento”

26/10/2025 11:27

O minicurso “Migrações climáticas e o papel da língua como acolhimento”, ministrado no último dia 20 de outubro pela mestranda do Grupo Tema Fernanda Kich da Costa, realizado durante a SEPEX 2025, contou com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas (Letras, Pedagogia, Educação Física e outras licenciaturas), bem como de profissionais que atuam na rede de educação do Estado de SC. O foco central da discussão foi o Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Debateu-se o que define essa abordagem político-pedagógica e quais propostas concretas existem — ou deveriam existir — para receber e acolher efetivamente os estudantes migrantes e refugiados que se matriculam na rede. Discutiu-se também a forma como a rede acolhe aqueles que chegam atualmente, quais as políticas públicas, os dados e os enfrentamentos que se dão a partir desse fenômeno crescente. A reflexão foi aprofundada ao discutirmos o papel fundamental da Universidade nesse eixo e a responsabilidade compartilhada por todos os educadores, incluindo professores de disciplinas que não são de língua portuguesa.
O minicurso contou também com uma oficina prática. Nela, as participantes aplicaram os conceitos discutidos e elaboraram, dentro de suas próprias áreas de atuação, esboços de atividades pedagógicas que utilizariam os princípios do PLAc como metodologia em salas com este público-alvo.
Agradecemos a presença das participantes, que tornaram o encontro um momento potente de diálogo e construção coletiva. A atuação profissional docente, ao dispor de abordagens político-pedagógicas na sala de aula, modifica a experiência de aprendizagem de todos.